quinta-feira, 26 de abril de 2012

Platão e Aristóteles: contribuição para a educação



Foto: Há mais de 2 mil anos, Platão já defendia instrução igual para meninos e meninas
Há mais de 2 mil anos, Platão já defendia instrução igual para meninos e meninas

Foto: Dos pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou o ocidente

Dos pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou o ocidente

 

Para Platão a educação era mérito de poucos e a mesma deveria ser com o objetivo de formar pessoas para participarem da política, para ele poucas pessoas seriam capazes de serem educadas porémdefendia a escola pública para todos e que os governos deveriam se preocupar com a educação , para ele a educação deveria ser voltada na formação do ser humano para a vida coletiva.
Platão defendia uma  sólida formação básica que evolui até elevados estudos filosóficos, considerando que só indivíduos especialmente dotados poderiam chegar à filosofia.
Aristóteles já defendia uma educação para formação do indivíduo, desenvolvendo a ética e ciências, para ele todo ser humano tem condição de alcançar um estágio elevado na educação.
De Platão nosso sistema educacional assemelha-se no que diz respeito a divisão do sistema educacional através de ciclos e hoje a educação é um direito de todos e obrigação dos governantes oferecer, mas de Aristóteles que veio mais contribuições para o sistema educacional de hoje.
 A contribuição de Aristóteles é referente principalmente na valorização de cada ser em sua capacidade individual e na valorização da ética, porém ambos viam na educação a grande mola que pode modificar toda a sociedade, política entre outros meios da sociedade formando homens éticos, sábios e virtuosos.
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/academia/academia4.htm acesso em 26/04/2012

3 comentários:

  1. Lucy, as idéias de Platão com relação à educação acho muito interessante, pois ele acreditava que os alunos deveriam descobrir as coisas superando as dificuldades impostas pela vida. Prega ainda que a educação deveria funcionar como forma de promoção do ser humano Que muito mais que conteúdos os alunos deveria desenvolver intelectualmente e fisicamente. As aulas deveriam ser diversificadas com debates, educação musical, geometria, entre outras, Platão defendia que a educação dada ao homem também deveria ser dada a mulher. Aristóteles considerava que para haver crescimento intelectual e humano a educação era peça fundamental.

    ResponderExcluir
  2. O pensamento de Platão e Aristóteles se diferem quando ao modo de estudar o Ser. Para Platão as idéias se concentram no mundo transcedente e é onde se concentra toda a realidade. Aí residem as substâncias imutáveis. Já Aristóteles nega a realidade ontológica do mundo platônico das idéias. Pàra este, só existem as substâncias individuais, concretas e particulares

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Parabéns por levantar uma questão importante como esta. A educação é tudo e as formas como ela é explanada devem também ser de conhecimento de todos. Defendo a ideia de abordarem mais temas assim, pois a filosofia, o livre pensamento e questionamentos são a base para o conhecimento social. Todas as nossas atividades diárias envolvem atos políticos e filosofia, uma vez que tudo tem uma explicação concreta e simbólica.
    Nota-se que Aristóteles defendia uma educação mais voltada para as leis governistas, ou seja, a educação era de responsabilidade estatal, onde o estado era o responsável pela formação ética e moral do ser humano, diferente de Platão que defendia uma formação mais espiritual do ser humano.
    Além disso, Aristóteles defendia a ideia "in medium virtus" a virtude está no meio-termo.
    Parabéns pela postagem! Sucesso para vocês!

    ResponderExcluir