Racionalismo – a relação
homem/mundo é estabelecida através da razão. A religião deixa de ser o centro
de tudo e o homem passa a ser o centro onde ele em si mesmo pode intervir e
ocasionar modificações em sua própria vida sem obrigações à religião, surgindo
assim um novo pensar científico. Surgi assim um ser mais individualista na
sociedade onde o “eu” é importante surgindo uma nova postura da figura- homem,
esse individualismo é a grande marca do pensamento de Descartes.
Segundo Descartes, a condição para a existência
do sujeito seria cogito (consciência
pensante), onde o primeiro passo para o conhecimento é o surgimento de um
sujeito pensante superior que se separa do mundo bastando-se a si mesmo,
acontecendo a adequação entre o mundo e o cogito partindo para um novo fazer
científico.
Empirismo
– O
conhecimento começaria com a experiência, fundamentando-se na percepção. A percepção
é considerada de duas maneiras: impressões (percepções sentidas pelo sujeito) e
ideias (como o sujeito refletiria sobre as impressões).
O conhecimento seria dividido em dois tipos de
raciocínios: demonstrativos ( referente às relações de ideias) e morais (
referente às questões de fato e de existência).
Para Hume seria dois tipos possíveis
de conhecimento: conhecimento das matemáticas( obtido pela aplicação do raciocínio
pela construção de relações lógicas) e
conhecimento a questões de fato ( expressa conexões e relações que explicam fenômenos
concretos). Para ele o sujeito associa impressões, ideias através dos órgãos
dos sentidos e retém na memória para adquirir algum conhecimento.
Criticismo Kantiano - Kant
descobre duas formas da sensibilidade responsáveis por ordenar as sensações ou
impressões no sujeito: espaço e tempo e relaciona duas ciências que
apresentavam resultados indiscutíveis a Matemática e física.
A matemática obteve sucesso nos seus resultados,
isso se deu em função dela tomar como base uma intuição pura, dotada de espaço
e tempo, enquanto formas a priori. Assim, espaço e tempo seriam as duas condições
necessárias para que o conhecimento matemático tivesse resultados de caráter
universal e necessário.
Conhecimento produzido pela física não só teria um
caráter necessário e universal como atingiria total êxito nas descobertas das
leis que envolvem os fenômenos naturais.
Para alcançar os conceitos que se referem à priori
aos objetos, o filósofo alemão partiu dos diferentes tipos de juízos
classificados pela lógica aristotélica. Essa classificação seria a seguinte: quantidade,
qualidade, relação, modalidade.
Tomando como base a classificação desses juízos,
Kant conseguiu estabelecer a seguinte tábua das categorias: categoria de quantidade,
categoria de qualidade, categoria de relação,categoria de modalidade.
Observa-se que o sujeito, formulado por Kant, seria
constituído de uma estrutura racional dotada de formas a priori da
sensibilidade, do entendimento e da razão que indicaria aquilo que o homem
poderia ou não conhecer. O filósofo alemão chama essa estrutura de
transcendental.
A presença de Descartes no cenário moderno marca decididamente toda a história do pensamento filosófico e do racionalismo.Assim os empiristas busca orientação na reflexão humeana para considerar a perscepção a partir de imp´ressões e idéias. finalmente o criticismo apresentam resultados indiscutíveis para a humanidade: matemática e física
ResponderExcluirA filosofia não é criadora; é reflexão sobre a totalidade da experiência vivida.filosofar será voltar seguidamente sobre este pensamento imediato e espontâneo, reflectir sobre ele para lhe descobrir ou lhe dar um sentido. Assim, filosofia é transformação pelo espírito do acontecimento em experiência, entendendo por acontecimento, a sensação, a situação histórica, o esforço para viver e pensar, tudo o que nos acontece interior e exteriormente.
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