quinta-feira, 3 de maio de 2012

Filosofia moderna e suas características


Racionalismo – a relação homem/mundo é estabelecida através da razão. A religião deixa de ser o centro de tudo e o homem passa a ser o centro onde ele em si mesmo pode intervir e ocasionar modificações em sua própria vida sem obrigações à religião, surgindo assim um novo pensar científico. Surgi assim um ser mais individualista na sociedade onde o “eu” é importante surgindo uma nova postura da figura- homem, esse individualismo é a grande marca do pensamento de Descartes.

Segundo Descartes, a condição para a existência do sujeito seria cogito (consciência pensante), onde o primeiro passo para o conhecimento é o surgimento de um sujeito pensante superior que se separa do mundo bastando-se a si mesmo, acontecendo a adequação entre o mundo e o cogito partindo para um novo fazer científico.

Empirismo – O conhecimento começaria com a experiência, fundamentando-se na percepção. A percepção é considerada de duas maneiras: impressões (percepções sentidas pelo sujeito) e ideias (como o sujeito refletiria sobre as impressões).

O conhecimento seria dividido em dois tipos de raciocínios: demonstrativos ( referente às relações de ideias) e morais ( referente às questões de fato e de existência).

Para Hume seria dois tipos possíveis de conhecimento: conhecimento das matemáticas( obtido pela aplicação do raciocínio pela construção de relações lógicas)  e conhecimento a questões de fato ( expressa conexões e relações que explicam fenômenos concretos). Para ele o sujeito associa impressões, ideias através dos órgãos dos sentidos e retém na memória para adquirir algum conhecimento.

Criticismo Kantiano - Kant descobre duas formas da sensibilidade responsáveis por ordenar as sensações ou impressões no sujeito: espaço e tempo e relaciona duas ciências que apresentavam resultados indiscutíveis a Matemática e física.

A matemática obteve sucesso nos seus resultados, isso se deu em função dela tomar como base uma intuição pura, dotada de espaço e tempo, enquanto formas a priori. Assim, espaço e tempo seriam as duas condições necessárias para que o conhecimento matemático tivesse resultados de caráter universal e necessário.

Conhecimento produzido pela física não só teria um caráter necessário e universal como atingiria total êxito nas descobertas das leis que envolvem os fenômenos naturais.

Para alcançar os conceitos que se referem à priori aos objetos, o filósofo alemão partiu dos diferentes tipos de juízos classificados pela lógica aristotélica. Essa classificação seria a seguinte: quantidade, qualidade, relação, modalidade.

Tomando como base a classificação desses juízos, Kant conseguiu estabelecer a seguinte tábua das categorias: categoria de quantidade, categoria de qualidade, categoria de relação,categoria de modalidade.
Observa-se que o sujeito, formulado por Kant, seria constituído de uma estrutura racional dotada de formas a priori da sensibilidade, do entendimento e da razão que indicaria aquilo que o homem poderia ou não conhecer. O filósofo alemão chama essa estrutura de transcendental.

2 comentários:

  1. A presença de Descartes no cenário moderno marca decididamente toda a história do pensamento filosófico e do racionalismo.Assim os empiristas busca orientação na reflexão humeana para considerar a perscepção a partir de imp´ressões e idéias. finalmente o criticismo apresentam resultados indiscutíveis para a humanidade: matemática e física

    ResponderExcluir
  2. A filosofia não é criadora; é reflexão sobre a totalidade da experiência vivida.filosofar será voltar seguidamente sobre este pensamento imediato e espontâneo, reflectir sobre ele para lhe descobrir ou lhe dar um sentido. Assim, filosofia é transformação pelo espírito do acontecimento em experiência, entendendo por acontecimento, a sensação, a situação histórica, o esforço para viver e pensar, tudo o que nos acontece interior e exteriormente.

    ResponderExcluir