quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ontologia


Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.
Imagina-se que o conceito de ontologia tenha se originado na Grécia Antiga, tendo ocupado as mentes de Platão e Aristóteles em seu estudo. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si, é a sua forma em Latim ontologia, que surgiu em 1606, no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard (Lorhardus), e em 1613 no Lexicon philosophicum, de Rudolf Göckel.
http://www.dicionarioinformal.com.br/ontologia/ acesso em 25/04/2012

2 comentários:

  1. Lucy, investigar a natureza do ser, enquanto ser, acho algo extremamente complicado. Para isso é preciso pensar, sem estar baseado em preceitos ou de forma superficial, nos principais e perturbadores problemas da existência do homem.

    ResponderExcluir
  2. A ontologia é muito ampla uma vez que ela se ocupa de realizar estudos investigativo e comparativo do individuo. assim, a ontologia faz-se presente em diversas ciências e contribui para a cientificidade do objeto de estudo. Podemos concluir com a citação abaixo: "Mais grave ainda torna-se o apego excessivo à letra fria da lei, sem qualquer investigação ontológico-material, quando se observa a falta de uma legitimidade plena e concreta nos procedimentos para a sua criação". (Fernando Capez, Curso de Direito Penal, Vol. I)

    ResponderExcluir