segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que é um Mito?


O mito, explica o mundo de forma alegórica ou poética, atribuindo a origem de tais fenômenos a deuses ou a seres que transcendiam os limites humanos. O mito pode ser definido, assim, como uma história sagrada, simbólica, que dá ao homem condições de se apropriar do mundo e modela comportamentos. Dessa forma, contribui para a perseverança  da cultura.
Por meio do sobrenatural, do transcendente, os povos primitivos tinham condições de lidar melhor com a realidade, situando-se de forma espontânea no mundo. As várias culturas trazem mitos sobre a origem do mundo, da tribo, do homem, dos vegetais, dos animais, da alegria, da dor, etc.
Homens de todos os tempos recorreram aos mitos para transmitir a experiência do sagrado, do divino. Apesar de não se orientarem por um raciocínio lógico, essas narrações simbólicas são uma forma metafórica de transmitir conhecimentos que vão além das categorias do pensamento, mas são fundamentais para a sobrevivência do ser humano em meio a um mundo hostil. A mitologia baseia-se na crença de que existe um nível invisível, desconhecido por nós, que sustenta o que é visível. Os mitos nos abrem a dimensão do mistério do Universo.

O homem de todos os tempos recorreu aos
mitos para transmitir a experiência.

3 comentários:

  1. Percebemos com a leitura que até a religiosidade surge através de mitos, e que mais tarde, foram regularizados por práticas consideradas sagradas. Essa compreenção de mito nos conduz a perceber o quanto ele tem influência em nosso cotidiano. Ele está presente em desenhos animados, filmes, jogos, etc., nos trazendo fascínio e encantamento. É incrível perceber que a Filosofia se apropriou dos mitos para conduzir seus diálogos filsóficos e se tornarem portadores de uma verdade fundamental sobre a origem do universo, das leis, etc..Contudo,podemos afirmar que, embora o homem deseje conhecer minusiosamente o mundo em que vive, ele sempre dependerá do aperfeiçoamento de métodos e técnicas de interpretação.

    ResponderExcluir
  2. A mitologia serviu para construir e reconstruir história de diversos povos e grupos sociais, no entanto, ainda hoje é muito divulgada e comentada. suas histórias fantásticas, heróicas foram utilizadas para trazer conhecimento a muitos povos. Isso se explica ao fato de Homero por exemplo, ser considerado um educador na Grécia Antiga.É mais surpreendente quando ainda hoje nos deparamos com situações onde nos apropriamos dessa mitologia para trazer conhecimentos e ensinamentos para jovens, crianças e adolescentes. Por isso podemos reiterar a afirmação acima:"O mito ainda faz parte da nossa vida cotidiana, como umas das formas indispensáveis do existir humano".

    ResponderExcluir
  3. Assim Cláudia e Cátima sempre vai haver mitos influenciando alguns de nossos conhecimentos que provalvemente descobriremos que o que consideramos verdade não passa de um mito que ultrapassou gerações.

    ResponderExcluir