quinta-feira, 10 de maio de 2012

Método Pedagogizador x Intersubjetividade

Educar para que se tenha uma sociedade justa, crítica, cheia de ideias e participativa em todas as decisões é o melhor caminho.
O método Pedagogizador é voltado para uma sociedade mercadológica e tecnocrática, onde a educação é voltado somente para reprodução do conhecimento irrelevante as necessidades do educando tratando sua formação para o mercado de trabalho e sem se importar com sua opinião, sendo assim o educando um ser passivo que recebe as informações sem participar efetivamente da mesma, tornando-se uma educação que informa conhecimentos técnicos e não forma cidadãos capazes de ser críticos na sociedade.
Já a prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Nesse sentido, um modelo de educação calcado na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas. Assim o educando estará bem preparado para enfrentar problemas do cotidiano tanto na política, economia entre outras áreas, podendo expressar suas ideias com firmeza por ter sido educado através da prática em conjunto com o conhecimento científico.
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação

2 comentários:

  1. Lucy, a intersubjetividade no campo educacional é muito importante, pois a escola pode participar da criação de alunos mais preparados para viver em sociedade, o papel da educação é promover esta integração do aluno com a sociedade. Acredito que é a escola é o espaço em que o aluno encontra respostas sobre si mesmo, sobre o meio em que está inserido. Cabe a nós educadores oferecer subsídios para que os alunos desenvolvam a consciência de que são eles os responsáveis para uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  2. A intersubjetividade possibilita a liberdade comunicativa guiada por razões e argumentações justificadas, legitimadas e, acima de tudo, criticáveis, que permitem aos participantes da comunicação se entenderem entre si acerca de algo sobre o mundo. Nesse sentido a escola de hoje tem avançado e contribuído para o alcance de seu principal objetivo, superando desafios e estimulando capacidades individuais e coletiva.

    ResponderExcluir