quinta-feira, 26 de abril de 2012

Platão e Aristóteles: contribuição para a educação



Foto: Há mais de 2 mil anos, Platão já defendia instrução igual para meninos e meninas
Há mais de 2 mil anos, Platão já defendia instrução igual para meninos e meninas

Foto: Dos pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou o ocidente

Dos pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou o ocidente

 

Para Platão a educação era mérito de poucos e a mesma deveria ser com o objetivo de formar pessoas para participarem da política, para ele poucas pessoas seriam capazes de serem educadas porémdefendia a escola pública para todos e que os governos deveriam se preocupar com a educação , para ele a educação deveria ser voltada na formação do ser humano para a vida coletiva.
Platão defendia uma  sólida formação básica que evolui até elevados estudos filosóficos, considerando que só indivíduos especialmente dotados poderiam chegar à filosofia.
Aristóteles já defendia uma educação para formação do indivíduo, desenvolvendo a ética e ciências, para ele todo ser humano tem condição de alcançar um estágio elevado na educação.
De Platão nosso sistema educacional assemelha-se no que diz respeito a divisão do sistema educacional através de ciclos e hoje a educação é um direito de todos e obrigação dos governantes oferecer, mas de Aristóteles que veio mais contribuições para o sistema educacional de hoje.
 A contribuição de Aristóteles é referente principalmente na valorização de cada ser em sua capacidade individual e na valorização da ética, porém ambos viam na educação a grande mola que pode modificar toda a sociedade, política entre outros meios da sociedade formando homens éticos, sábios e virtuosos.
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/academia/academia4.htm acesso em 26/04/2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ontologia


Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.
Imagina-se que o conceito de ontologia tenha se originado na Grécia Antiga, tendo ocupado as mentes de Platão e Aristóteles em seu estudo. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si, é a sua forma em Latim ontologia, que surgiu em 1606, no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard (Lorhardus), e em 1613 no Lexicon philosophicum, de Rudolf Göckel.
http://www.dicionarioinformal.com.br/ontologia/ acesso em 25/04/2012

terça-feira, 24 de abril de 2012

Filosofia X Filosofia de Vida


Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

A chamada “filosofia de vida” está relacionada à mera opinião, cujo termo grego é doxa, ou seja, a uma especulação  rasa  e  simplista  sobre  as  coisas,  sem  nenhum  conteúdo rigorosamente  reflexivo. 
Todos nós temos uma filosofia de vida baseada em nossa convivência social, cultural e econômica, é através de dela que demonstramos as pessoas qual nossa perspectiva de vida o que consideramos certo ou errado.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Em qual das situações nos encaixamos?
Nossa reação frente ao problema vai depender de como encaramos os desafios e qual a filosofia de vida de cada um.


Mito da Modernidade



Mito Supermam 





O Superman não é um terráqueo, mas chegou à Terra, ainda menino, vindo do planeta Crípton. Crípton estava para ser destruído por uma catástrofe cósmica e o pai do Superman, hábil cientista, conseguira pôr o filho a salvo, confiando-o a um veículo espacial. Crescido na Terra, o Superman vê-se dotado de poderes sobrehumanos. Sua força é praticamente ilimitada, ele pode voar no espaço a uma velocidade igual à da luz, e quando ultrapassa essa velocidade atravessa a barreira do tempo, e pode transferir-se para outras épocas. Com a simples pressão das mãos, pode submeter o carbono a uma tal temperatura que o transforma em diamante; em poucos segundos, a uma velocidade supersônica, pode derrubar uma floresta inteira, transformar árvores em toros e construir com eles uma aldeia ou um navio; pode perfurar montanhas, levantar transatlânticos, abater ou edificar diques; seus olhos de raios X permitem-lhe ver através de qualquer corpo, a distâncias praticamente ilimitadas, fundir com o olhar objetos de metal; seu superouvido coloca-o em condições vantajosíssimas, permitindo-lhe escutar discursos de qualquer ponto que provenham. E belo, humilde, bom e serviçal: sua vida é dedicada à luta contra as forças do mal e a polícia tem nele um colaborador incansável.

Mitos brasileiros

O que é um Mito?


O mito, explica o mundo de forma alegórica ou poética, atribuindo a origem de tais fenômenos a deuses ou a seres que transcendiam os limites humanos. O mito pode ser definido, assim, como uma história sagrada, simbólica, que dá ao homem condições de se apropriar do mundo e modela comportamentos. Dessa forma, contribui para a perseverança  da cultura.
Por meio do sobrenatural, do transcendente, os povos primitivos tinham condições de lidar melhor com a realidade, situando-se de forma espontânea no mundo. As várias culturas trazem mitos sobre a origem do mundo, da tribo, do homem, dos vegetais, dos animais, da alegria, da dor, etc.
Homens de todos os tempos recorreram aos mitos para transmitir a experiência do sagrado, do divino. Apesar de não se orientarem por um raciocínio lógico, essas narrações simbólicas são uma forma metafórica de transmitir conhecimentos que vão além das categorias do pensamento, mas são fundamentais para a sobrevivência do ser humano em meio a um mundo hostil. A mitologia baseia-se na crença de que existe um nível invisível, desconhecido por nós, que sustenta o que é visível. Os mitos nos abrem a dimensão do mistério do Universo.

O homem de todos os tempos recorreu aos
mitos para transmitir a experiência.